quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Perca Peso...A Dormir



Após anos a fio a transpirar no ginásio, a fazer dietas "milagrosas" e sacrifícios penosos, descobriu-se que, afinal, bastava uma boa noite de sono para perder os "quilinhos" a mais...Na verdade não é bem assim, mas o sono e o metabolismo têm um relacionamento importante. Eles se influenciam mutuamente, podendo cooperar ou até mesmo prejudicar os objectivos um do outro.

Por isso o ideal será fazer as tréguas entre ambos, para melhorar a sua boa disposição mas também a sua linha.

A confirmação chega-nos de diversos estudos científicos realizados nos Estados Unidos.
Segundo os relatórios dos estudos científicos, as pessoas que dormem mal (não mais de que 5 horas por noite) têm 30% mais de probabilidades de engordar (pelo menos 15 quilos em 16 anos). E como se não bastasse, basta dormir menos de 7 horas por noite para ter maior probabilidade (15%) de se tornar obeso.

Segundo estes estudos, ao dormir menos, passamos mais tempo acordados, movimentamo-nos mais e, assim, necessitámos de uma maior quantidade de calorias. Contudo, os nossos ritmos biológicos são estabelecidos por hormonas. Durante o sono, o organismo produz leptina, a substância que inibe a sensação de fome. Se dorme pouco, os níveis de leptina baixam 30% e acaba por comer mais durante o dia. Além da leptina, também a glucagom, actua durante o sono, na combustão de gorduras, se sofrer de insónias, produz menos glucagom e, consequentemente, "queima" menos gorduras.

Este artigo reflecte a importância do sono no equilíbrio de uma boa dieta e de uma vida saudável.

1 comentário:

  1. muito bom trabalho senhor cesar. muito informativo o importante para compreendermos o que e necesario para nos mantermos saudaveis nos dias de hoje . obrigado pelo o seu exelente trabalho.ass: karls ferro

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