terça-feira, 30 de junho de 2009

Benefícios da Musculação???

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Hoje em dia para muitos a musculação, não é apenas um desporto, não é nenhuma obrigação, nem mesmo um sacrifício, mas sim uma nova forma de vida, vida essa mais saudável, se praticada com disciplina e rigor.

Com o chegar do verão é comum ver se uma grande procura dos ginásios por parte das pessoas, para recuperarem dos excessos cometidos durante um ano inteiro, excessos esses muito difíceis de recuperar em escassas semanas, mas em contra-ponto existem aqueles que passam um ano inteiro no ginásio, quer por prazer, para emagrecer ou mesmo até por recomendação médica…

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E para todos estes que procuram os benefícios do desporto e da musculação, que benefícios encontram eles???

Estética – talvez a principal das razões, ajuda a eliminar a gordura, a definir os músculos e a aumentar a massa muscular.

Postura – Melhora a sua postura, uma vez que os principais casos de dor de costas se devem a problemas de fraqueza muscular nesta zona do corpo, Com a musculação, os músculos tornam-se mais fortes e resistentes na sustentabilidade dos ossos.

Força – Aumenta a força e músculos mais fortes, fortalecendo as articulações e os ossos.

Sono – as pessoas que se exercitam têm mais facilidades para dormir, pois durante o sono existe um maior relaxamento dos músculos durante o sono.

Com isto tudo acaba por beneficiar é a sua auto-estima e o seu coração, com o exercício, o seu coração aumenta a oxigenação do organismo, facilitando a circulação cardíaca. Com a musculação muito rapidamente aparecerão os primeiros resultados, ficando assim com a sensação de bem-estar.

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terça-feira, 23 de junho de 2009

Beber mas com Moderação!!!

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As noites de Verão estão ai a chegar e o calor a fazer-se sentir e com isto nada melhor do que sair à noite e ir beber uns "copos" com os Amigos e divertir-se a noite inteira.

Estão reunidos os requisitos necessários para fazer de si uma pessoa feliz...ou não!!!

e Porquê???

Porque se está a tentar manter a sua dieta saudável de maneira a estar em forma para o Verão, as noitadas e as noites de "copos", podem fazer do seu Sonho um grande Pesadelo.

É sabido que o sono influência imenso o nosso metabolismo, sendo eles grandes responsáveis pelo o sucesso na obtenção dos resultados pretendidos (Ex:perder peso), de maneira que as saídas à noite poderá ser um obstáculo no seus objectivos.

nao-se-deixe-vencer-pelo-alcoolO maior dos seus inimigos, será mesmo o Álcool...

As bebidas alcoólicas em regra são bebidas excessivamente calóricas e por vezes ainda são misturadas com Açúcar (Ex:caipirinha), mais ainda, as bebidas alcoólicas causam irritações gástricas, o que leva o individuo a comer mais para amenizar essas irritações. Claro que não nos podemos esquecer dos exageros cometidos na ingestão do álcool, dificilmente sairá à noite e apenas irá beber um copo, mas sim vários copos.

Bebidas com maior nº calórico:

  • Whisky 238 Kcal/100ml
  • Aguardente 235 Kcal/100ml
  • Gin 221 Kcal/100ml
  • Cerveja 62 Kcal/100ml

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Divirtam-se mas com Moderação!!!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A andar se perde a Barriga!!!

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Pois aqui temos a Solução para os seus problemas!!!

É fácil e é a mais barata das actividades para emagrecer, a mais simples das actividades físicas, Andar, isso mesmo, Andar, estudos realizados em todo o Mundo comprovam que esta é a actividade mais eficaz para acabar com a gordura abdominal.

Quais os Benefícios da Caminhada???

Segundo os cientistas a caminhada traz-nos os benefícios, não só de emagrecer, mas também o facto de ficar-mos em melhor forma física e de este exercício ajudar a proteger o coração.

E tudo o que tem de fazer será caminhar apenas 2 horas e 30 minutos por semana, o que poderá fazer com que tenha o sucesso de diminuir até 2,5 centímetros, na zona abdominal, em apenas 4 semanas.

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O porquê de Resultar???

Segundo os estudos realizados, este tipo de actividades ajuda a reduzir a gordura Abdominal profunda, chamada de gordura visceral.

Nota: estes resultados só serão obtidos se for sustentada também por uma alimentação saudável.

Artigos relacionados:

Poupar nas Calorias!!!

Como obter o Corpo Perfeito!!!

Top Exercícios!!!!

Obesidade Abdominal!!!!

Adeus Gordura, Olá Formosura!!!!

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sábado, 13 de junho de 2009

Saborosos Refrigerantes!!!

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Os refrigerantes são a bebida mais consumida no mundo a seguir à água e a bebida mais popular entre os mais jovens.

Estas bebidas são especialmente ricas em substâncias que quando ingeridas em excesso provocam sérios problemas ao organismo e o que se verifica hoje em dia é precisamente um verdadeiro excesso de consumo destas bebidas na população em geral.

colaMais do que isso, a popularidade que elevada que estas bebidas alcançaram no seio da comunidade mais jovem já levou muitos especialistas a relacionarem os refrigerantes como a causa directa e principal do aumento da Obesidade Infantil.

Novos estudos recentes publicados pelo Internacional Journal of Clinical Practice, demonstram novos possíveis malefícios dos refrigerantes.

Nos estudos realizados verificou-se que as pessoas que bebem muitos refrigerantes diariamente podem ter sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda do nível do potássio no sangue.

A ingestão exagerada deste tipo de bebidas reduz o nível da substancia no sangue o que provoca transtornos do ritmo cardíaco, que podem conduzir à morte. Antes de chegar a esse extremo, a redução do potássio provoca a debilidade muscular, palpitações e enjoos.

Artigos relacionados:

Obesidade Abdominal !!!

Combater a Obesidade !!!

Ainda continua com sede ???

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terça-feira, 9 de junho de 2009

Poucas ou muitas, eis a questão!!!

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Uma das grandes questões dos atletas que praticam musculação é saber qual o número necessário de repetições para obter os melhores resultados, tendo em conta o seu objectivo. E no que diz respeito a essa matéria aqui ficam algumas elucidações sobre o assunto.

A principal diferença entre repetições mais curtas e repetições maiores, encontra-se nos efeitos de aumento miofibrilar (fibras de tipo II) das células, quando praticado repetições curtas e menos aumento nas fibras musculares, mas mais resistência quando praticar repetições mais elevadas (fibras de tipo I).

dexter-jackson-workoutPor assim dizer, as repetições menores (1 - 5) não vai necessariamente tornar o seu corpo maior, mas por sua vez vai se traduzir num aumento de força, porque a força provém das adaptações das fibras musculares, isso explica o porquê de alguns atleta que fazem levantamento de peso, aparentarem serem fracos mas na realidade têm muita força, mas no entanto não aparentam ter essa força.

Quando se treina com repetições médias (*6 – 12) as adaptações são mais ao nível das fibras musculares, por isso é que este tipo de repetições é mais aconselhada à musculação e hipertrofia. Com este tipo de repetição ganha-se volume e força, mas o aumento de força não é máximo.

Quando se treina com repetições superiores a *12 – 20 as mudanças são basicamente metabólicas, pois favorece um trabalho aeróbio, beneficiando a resistência muscular em detrimento de força.

Por exemplo quando treina com repetições no intervalo de *6 – 8 existe um aumento miofibrilar, também se obtêm excelentes ganhos de força e de Hipertrofia. Quanto ás repetições de *8 – 12 continua a existir um aumento fibrilar, mas menor do que nas repetições * 6-12 e menos ainda do que no intervalo de repetições de *1 – 5. A vantagem das repetições *8 – 12 é que esta é onde se obtêm o máximo de hipertrofia (esta é a melhor forma de ganhar volume, quando a força não é a principal objectivo), claro que vai ficar com mais força, mas nunca como se estivesse a trabalhar com repetições *1 – 5.

Conclusão:

*1 – 5 = Criação de estruturas miofibrilar, máxima força, mas pouca hipertrofia.

*6 – 8 = Alterações nas estruturas miofibrilares, muita força e hipertrofia

*8 – 12 = Alterações metabólicas, máxima hipertrofia e alguma força

*12 – 20 = Alterações metabólicas, aumento de resistência muscular, pouca hipertrofia e pouca força.

(*À medida que se aumenta o numero de repetições diminui-se à carga, e à medida que se diminui no numero de repetições a carga deverá aumentar.)

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quinta-feira, 4 de junho de 2009

Rotinas de Treino!!!

A sua rotina de treino deve ser tudo menos rotineira!!!

Este é um dos principais erros mais cometidos por praticantes iniciados e das mais importantes informações para um correcto treino, com vista em obter resultados.

O maior dos erros é o tempo excessivo do mesmo plano de treinos e quando assim acontece, poderá provocar a saturação e desmotivação de quem o pratica e sem dúvida alguma um "estado" de acomodação dos músculos, o que se traduzirá na falta de resultados pretendidos.

Inicialmente até poderá acontecer o caso de obter resultados e acontece por vezes que o atleta acredita ter encontrado a solução "mágica" que resulta com eles. Mas a verdade é que só resultará numa fase inicial.

O que fazer???

Uma vez sentindo que o seu corpo já se adaptou aos movimentos (exercícios) e ás cargas (pesos), então definitivamente o seu corpo precisa de uma mudança, nos planos de treino, para continuar a evoluir.

É necessário encontrar novas ideias para manter o seu corpo em constante evolução.

Quais????

Para não estagnar ao nível dos resultados, é necessário nunca manter o mesmo plano de treinos nunca mais de 8 semanas, alterando os exercícios praticados, os pesos (cargas) utilizadas e até o numero de repetições.

Deste modo o seu corpo sofrerá constantemente novos estímulos, de tal forma que não os reconhecerá, o que provocará um estimulo maior aos seus músculos.

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