terça-feira, 7 de Julho de 2009

Tornozelo torcido, o que fazer???

ice cubes

Muitas são as dúvidas nos momentos de dor, após torcer um tornozelo, mas qual será a melhor forma de aliviar a dor??? será com o calor ou com o frio...muitas pessoas defendem que o calor alivia a dor e que este cura estimulando o fluxo sanguíneo. Outros preferem e defendem o frio, mas precisamente pela razão contrária, pois diminui o fluxo sanguíneo e minimiza a inflamação.

Se antes existiam dúvidas hoje existem certezas!!!

Em diversos estudos realizados, os cientistas compararam o frio e o calor em diversas clínicas desportivas, em pessoas com tornozelos torcidos, onde eram submetidas ao tratamento do frio ou calor.

0,,11110145-EX,00

Verificou-se nos estudos realizados que a imediata terapia com gelo "resultou num retorno mais rápido à actividade: andar, subir escadas, correr e saltar."

Os mesmos resultados se verificaram em lesões mais graves, tais como a ruptura de ligamentos, o tratamento com gelo resultou numa recuperação de 13 dias, em comparação aos 30 dias para os individuos que fizeram o tratamento de calor.

Os conselhos dos especialistas:

  • Descanso
  • Gelo
  • Compressão
  • Elevação

* e o gelo só deverá ser aplicado 20 minutos de cada vez.

gelo

3 comentários:

  1. E quanto as pomadas tipo Bengay ou Calminex? Ajuda?

    ResponderEliminar
  2. o meu tornozelo torceu ano passado e o que eu fiz foi colocar gelo diariamente e usar aquela bota preta que imobiliza o pé. \o médico também recomendou muletas, que eu aluguei, mas encostei. Eu fiz tratamento com gelo, mas fui relapsa com os cuidados com meu pé pois dois dias depois meu pai veio a falecer e nessa época eu precisava andar muito. Resultado: Hoje em dia eu sinto uma pontada no pé às vezes, que dura de dois dias a uma semana e qdo acontece, volto a usar a bota ou uso uma tornozeleira daquelas de jogador que alivia.

    ResponderEliminar