sábado, 13 de novembro de 2010

Exercicio físico na 3º idade!!!


Não se preocupe se nunca praticou exercício físico anteriormente, "mais vale tarde do que nunca". Não permita que a idade seja um impedimento, nada deve ser um impedimento para uma vida mais saudável.

O processo de envelhecimento provoca diferentes e por vezes grandes alterações nos diferentes sistemas do organismo. Progressivamente, essas alterações vão diminuindo a aptidão e o desempenho físico. Mas muitas das alterações podem ser retardadas com a prática de desporto. Cerca de 50% das perdas funcionais dos idosos deve-se ao sedentarismo.

Recentes pesquisas, afirmam que as mulheres que realizam exercícios físicos com regularidade depois da menopausa, podem reduzir, até 30% o risco de sofrer de morte prematura, causada por enfarte ou derrame.

POr vezes a grande questão é, que desporto praticar? A escolha deve ser feita de acordo com as capacidades físicas e juntamente com as preferências do "atleta", sendo que, os desportos de grande intensidade e impacto devem ser evitados. Na escolha o seu medico poderá ser um grande aliado, recomendando o que melhor se adqua à sua pessoa e idade.


Sem comentários:

Enviar um comentário