domingo, 19 de dezembro de 2010

Será que correr envelhece?


Este deverá ser mais um daqueles misteriosos mitos sobre o Desporto, que atormenta muitos daqueles que praticam desporto e que serve de desculpa para muitos daqueles que não fazem desporto.
Finalmente, talvez se tenha descoberto a verdade, será que vai deixar algum mais descansados? Será que alguns vão perder a sua melhor desculpa para não fazer desporto? Vamos lá descobrir!

Um estudo realizado no Instituto Paulista de Medicina Preventiva, tenta alcançar a resposta para este Mito. Os especialistas, na fase de pesquisa, avaliaram o desempenho dos corredores e chegaram à conclusão de que, durante o desempenho desportivo, a produção de radicais livres, substâncias que podem oxidar as células, é realmente maior do que em quem não pratica uma actividade física intensa. Mas, por outro lado, eles produzem mais substâncias antioxidantes em repouso. Portanto, há uma compensação.


Explicação: parte do oxigénio que inspiramos transformasse em radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Durante o exercício intenso, respiramos mais e, consequentemente, a produção de radicais livres aumenta. Só que o organismo acaba por equilibrar isso durante a fase de recuperação.

Um pormenor interessante avançado pela pesquisa, é que normalmente as pessoas que praticam desporto, acabam por seguir uma dieta rica e equilibrada, com frutas, verduras e legumes, alimentos estes ricos em antioxidantes.

Parece que ainda compensa praticar Actividades Desportivas (Perdoem-me aqueles que utilizavam esta desculpa para não praticar desporto).




Sem comentários:

Enviar um comentário